Custom Tactics


Está de volta no Fifa 12 um poderoso recurso que permite ao jogador fazer com que sua equipe jogue exatamente do jeito que quer, como por exemplo explorar a ótima qualidade de passe que tem a equipe do Barcelona, especificando para que a equipe troque passes curtos e rápidos. Também é possível alterar o posicionamento organizado de um time para posicionamento livre e assim aproveitar a abundância de jogadores de equipes como Manchester City e Milan que possuem altos valores em Positioning. No entanto, o mais importantede tudo isso é a ‘liberdade‘ (palavra muito significativa em jogos de futebol) que você tem para personalizar as características da sua equipe e fazê-la jogar do jeito que você deseja.
Estamos falando das Táticas Personalizadas, ou Custom Tactics

As CustomTatics afetam o movimento dos jogadores controlados pela IA. As configurações Default do Fifa 12 estão longe do ideal. Por exemplo: em vários lugares ao redor do mundo é comum o estilo de jogo onde os jogadores marcam sob pressão (bastante comum no futebol inglês).Essa característica acaba tornando o jogo mais agressivo, corrido e com mais contato. Porém, em vários momentos do jogo é preciso mudar essa característica para preservar os jogadores, pois é humanamente impossível pressionar e agredir o adversário durante 90 minutos. Os jogadores do futebol inglês sabem disso. Os jogadores do Fifa não! Se você combinar Pressure ‘High’ e Aggression ‘Double’ nas equipes, eles vão tentar pressionar durante o jogo inteiro. Se tiver prorrogação, eles vão marcar durante os 120 minutos. É claro que antes do fim do primeiro tempo a Stamina de todos eles estará totalmente comprometida.

Posted Image

Para corrigir defeitos como esse, devemos criar nossas próprias táticas, trazendo mais realismo, estilo agradável e variedade de estratégias para o nosso esporte virtual. Só que para fazer isso precisamos de uma sólida compreensão de como as CustomTatics funcionam.
Primeiramente vamos definir cada um dos onze fatores táticos os quais você tem a possibilidade de alterar, cada um deles com suas vantagens e desvantagens.

Definições:
Build Up Play – Construção de jogo
Influencia em como o seu time vai se comportar quando tiver a posse de bola. Isso vale apenas nos dois primeiros terços do campo, ou seja, até a intermediária adversária. Como seu time vai construir o jogo com relação a velocidade, passes e posicionamento.

Speed (Aggressividade ?)

…Slow (lento)…
-A equipe é paciente na construção das jogadas, muitas vezes devolvendo a bola que está no meio de campo para os zagueiros e volantes ao invés de tocar para os homens de frente.
-Os jogadores são cautelosos no momento de subir para o ataque e se poupam ao máximo.
-Os jogadores constroem o jogo horizontalmente, isto é, tocam e recebem a bola lateralmente.

…Balanced (equilibrado)…
-A equipe não constrói jogada nem de forma muito lenta e nem muito rápida.

…Fast (rápido)…
-A equipe procura levar a bola da defesa ao ataque o mais rápido possível.
-Os jogadores procuram se posicionar em locais mais avançados no campo.
-Os jogadores constroem as jogadas verticalmente, isto é, sempre procuram tocar e receber a bola para frente, e evitam tocar a bola para trás e para os lados.

Obs.: O fator Speed aqui em CustomTatics não significa velocidade, propriamente dita. ‘Mas como assim?’
Speed está relacionado à direção a qual os jogadores querem passar e receber a bola, e quão agressiva é a construção do jogo. Mesmo times com Speed ‘slow’ podem mover a bola em bom ritmo. A diferença é que se necessário eles irão tocar para o lado ou para trás, mantendo a posse.
O melhor conselho é para pegar leve no fator Speed. É comum vermos jogadores colocando Speed ‘fast’ acima de 66 como padrão de jogo do time. Não caia nessa armadilha! A I.A. já tende a ser agressiva, então não há porque exagerar nesse atributo. Enchendo a barra de Speed faz o jogo parecer futebol arcade, como nosso concorrente.
Uma Speed equilibrada simula um jogo mais inteligente, tático e satisfatório. De 0-66 (Slow ‘Balanced’) os jogadores são capazes de manter a posse de bola de forma eficaz e nem sempre correm com a bola em direção ao gol, reduzindo a sensação de jogo arcade e consequentemente aumentando o realismo. Configurações extremas, como 67+ devem ser usadas apenas em times extremamente fortes nos contra-ataques (mas isso somente se for combinado com uma sólida e impenetrável defesa).
Muitas vezes o jogo gera uma impressão de velocidade, aquela impressão de que o adversário está correndo a 200km/h e o seu time parece que acabou de comer uma feijoada, mas isso não tem a ver com Speed 100, 200 ou 300, mas sim com o ritmo físico dos próprios jogadores daquele time. Você pode estar pensando: ‘Mas times como Arsenal e Manchester United jogam com muita velocidade!’. Só não se esqueça que eles também são mestres na hora de ter domínio inteligente de posse de bola, além da variação constante de ritmo e apoio defensivo inclusive dos atacantes. Isso coloca-os na zona intermediária/equilibrada de Speed. Para um time como Barcelona, não importa a velocidade do avanço dos jogadores. A posse de bola é de suma importância. Caso jogue com o Barcelona, coloque Speed ‘low’.
Lembre-se: Speed refere-se a agressividade e não velocidade na construção da jogada.

Estilos:
A prioridade do time é a posse de bola e construção de jogo com paciência? Speed Slow (10-30)
A prioridade do time é a organização e posse de bola, mas com um pouco menos de paciência? Speed Balanced (35-45)
A equipe é bastante agressiva no sentido de avançar com a bola pelo campo levando o jogo para o campo do adversário? Speed Balanced (50-60)
O plano de jogo principal da equipe é o contra ataque em toda e qualquer oportunidade, partindo de qualquer região do gramado para o ataque? Speed Fast ‘baixo’ (70-80) .

Passing (Distância do passe)

…Short (Passe curto)…
-O time irá tentar construir o jogo usando passes curtos.
-Os jogadores que estiverem mais próximos a bola irão se aproximar oferecer opão de passe.

…Mixed (Passe simples)…
-A equipe constrói jogadas com passes curtos e longos.

…Long (Passe longo)…
-O time optará pelo lançamento, possivelmente buscando um alto finalizador ou procurando colocar a bola por cima da zaga adversária.
-Os jogadores mais distantes da bola tentarão encontrar espaços e não se aproximarão para receber o passe.
-Os jogadores mais próximos à bola anteciparão o lançamento para ganhar na velocidade do marcador. Não sei se eu fui claro, mas isso quer dizer o seguinte: quando você tocar a bola para o companheiro, ele irá receber a bola, correr e antecipar o passe, para que com um único toque na bola ele tire-a do zagueiro. Note que nessa configuração os passes são ‘esticados’. Logo, essa antecipação acaba sendo útil.

Essa característica é mais fácil de escolher do que Speed, e aqui não existe muito essa coisa de ‘certo ou errado’, até porque isso está ligado ao estilo de jogo do time. O importante é lembrar de combinar Speed com Passing. Por exemplo, Speed ‘Fast’ e Passing ‘Long’ força os jogadores a avançarem no campo, então um fator será cumulativo ao outro.

Estilos
A característica da equipe é o passe curto de pé em pé? Passing Short (10-30) A equipe varia bem passes variados e de média distância? Passing Mixed ‘baixo’ (35-50) A equipe mira um homem alvo e procura sempre jogar a bola no peito dele? Passing Mixed ‘alto’ (55-65) O time sempre rifa a bola e tenta o lançamento longo, que atravessa o campo inteiro? Passing Long (70-100) .

Positioning (Posicionamento)

…Organised (Organizado)…
-Jogadores procuram ficar próximos de suas posições definidas na escalação, ao longo do jogo.
-O time mantem a estrutura tática ao construir as jogadas.

…Free-Form (Forma livre)…
-Jogadores tem liberdade para se moverem para outras posições e trocar de posição com outros jogadores. Exemplo: os atacantes podem correr para recuperar a bola em outras regiões do campo; zagueiros podem cobrir outros setores e jogadores, como laterais, volantes ou outros zagueiros; os meias podem cobrir os atacantes ou deslocarem-se para as laterais.

Não há muito o que falar aqui. O texto é auto-explicativo.

Estilos
Você exige dos seus jogadores uma postura tática aplicada? Positioning Organised
Você gosta que os zagueiros abram espaços/caminhos no meio de campo para construir o jogo? Positioning Free-Form
Os atacantes voltam muitas vezes para o setor defensivo para receber a bola da defesa? Positioning Free-Form
Não tem certeza? Positioning Organised .

Chance Creation – Chance de criação

Passing – Risco do Passe

…Safe (Passe seguro)…
-Para manter a posse da bola o time raramente forçará um passe.
-Os jogadores escolhem o momento ideal para efetuar o passe.
…Normal…
-O time não toca a bola nem de forma arriscada nem segura.

…Risky (passe arriscado)…
-O time sempre tenta o passe cirúrgico.
-Os jogadores procuram cada oportunidade para correr por trás da defesa e receber o passe.
-Os companheiro do seu time não irão se preocupar em procurar espaços seguros para receber a bola. Qualquer lugar ‘tá valendo’

IMPORTANTE: Lembre-se que essa característica apenas afeta o jogo na 3ª parte do campo, ou seja, da intermediária do adversário pra frente!
Exemplo: Passing ‘Risky’ não faz com que seus zagueiros ou volantes efetuem passes arriscados no seu campo. É importante ter isso em mente.
Para ter uma idéia de como funciona essa característica, pense nas equipes reais que são pacientes e as que são impacientes quando têm a posse de bola no ataque. Sabe quando seu time fica tocando a bola em frente a grande área e você perde a paciência querendo que o jogador chute logo para o gol? Ou quando seu time pega a bola e chuta da pior posição possível ao invés de manter a calma e tocar para o companheiro que estava melhor posicionado? É disso que você deve se lembrar na hora de escolher o Passing no seu esquema tático.
Tomar cuidado com equipes que constroem as jogadas de forma organizada e com posse de bola, pois quando chegam ao ataque, brilha a criatividade dos jogadores fazendo com que o time crie diversas oportunidades de finalizar. Passing Risky é a cara da equipe do Barcelona.

Estilo
Os jogadores do seu time tocam a bola em segurança esperando por uma boa oportunidade, talvez preferindo até efetuar um cruzamento ao invés da finalização? Passing Safe ou Normal ‘baixo’ (25-40)
Os jogadores procuram surpreender a defesa com um passe milimétrico para criar uma chance dentro da grande área? Passing Normal ou Risky ‘baixo’ (55-70)
Os jogadores são extremamente impacientes e agressivos, e tentam forçar praticamente todos os passes para criar uma chance de gol? Passing Risky (75-85) .

Crossing – Cruzamento

…Little (Poucos cruzamentos)…
-O time evitará ao máximo cruzar a bola. Em vez disso, eles tentarão tocar a bola para trás quando estiverem na lateral da grande área (área de cruzamento) ou rolar a bola para algum jogador que venha de trás para chutar ao gol.
…Normal…
-O time efetuará cruzamentos a área quando surgir uma boa oportunidade.

…Lots (Muitos cruzamentos)…
-O time tentará alçar a bola na grande área em toda oportunidade.
-Os jogadores do time correrá antecipadamente em direção a área para receber o cruzamento.

Crossing é semelhante à Speed: a I.A. tende a posicionar os jogadores para que eles esperem o cruzamento quando há uma oportunidade. Logo, não é preciso colocar valores muito altos nesse recurso. Deixar a freqüência ‘Lots’ apenas para equipes que tem como característica principal a bola cruzada na área.

Estilos
A equipe hesita em cruzar a bola na área, geralmente optando por tocar a bola para dentro à procura de uma oportunidade para chutar? Crossing Little (20-30)
O time tenta posicionar os seus atacantes mais próximos a linha de fundo para receber o cruzamento? Crossing Normal (35-45)
O time é ansioso para cruzar sempre que possível, inclusive com meias chegando na área? Crossing Normal ‘alto’ (50-60)
Para o seu time a lei é: ‘bola na área’, não importando a distância nem a posição do cruzamento? Crossing Lots (70-85) .

Shooting – Finalização

…Little (Poucas finalizações)…
-O time é paciente e apenas finaliza se a oportunidade for extremamente clara de gol.
-O time opta por manter a posse de bola.

…Normal…
-O time finalizará com variedade de chutes de curta e longa distância, dependendo da situação.

…Lots (Muitas finalizações)…
-O time irá finalizar em toda as oportunidades.
-O jogadores farão esforço extra para se posicionarem à procura de oportunidades de arremate. Por exemplo, ficando de fora da área à procura de um espaço livre de marcação ou à espera de que um jogador se posicione para receber a bola e chutar de primeira.

Entenda que Shooting significa:
-A ansiedade do jogador que está com a bola para chutar de longe.
-A freqüência que os jogadores do time procuram se posicionar para bater de primeira.
Diferentemente de Speed/Crossing, Shooting é uma característica que a I.A. geralmente precisa de um UP para pegar no tranco. Fique longe do Shooting Little, pois senão os jogadores ficarão com medo e tentarão entrar com a bola no gol ao invés de chutar. Vá de Shooting Lots, caso a equipe tenha bons finalizadores de fora da área. Se o chute de fora não é uma arma minimamente treinada do seu time, coloque mesmo assim Shooting Normal ‘alto’.
Sobre Chance Creation:
Não esqueça que os valores de Passing, Crossing e Shooting precisam estar balanceados. Tudo isso influencia o posicionamento dos companheiros de time que não estão com a bola. Eles estão correndo por trás da defesa? Eles estão correndo em direção a grande área para o cruzamento? Fique atento a essas variáveis durante o jogo. Se nada disso estiver acontecendo, alguma coisa está fora do normal.

Estilos
O time praticamente não chuta de longa distância, preferindo trabalhar a bola dentro da área ou nas laterais para o cruzamento? Shooting Normal ‘alto’ (50-65)
O time gosta de testar a pontaria de fora da área quando a oportunidade aparece? Shooting Lots (70-80)
O time opta por chutar de longe ao invés construir uma jogada mais clara de gol? Shooting Lots (85-90)

Positioning – Posicionamento

…Organised (Organizado)…
-Jogadores procuram ficar próximos de suas posições definidas na escalação ao longo do jogo.
-O time mantem a estrutura tática ao construir as jogadas.

…Free-Form (Forma livre)…
-Jogadores tem liberdade para se moverem para outras posições e trocar de posição com outros jogadores. Exemplo: os atacantes podem correr para recuperar a bola em outras regiões do campo; zagueiros podem cobrir outros setores; os meias podem cobrir os atacantes ou deslocarem-se para as laterais.

Novamente, auto-explicativo, mas note que essa definição tende a ter maior impacto em Chance Creation do quem em Build Up Play.
Mudando para Free-Form ajuda a fazer com que a I.A. fique menos previsível e mais perigosa, o que em minha opinião é uma boa idéia. Note que esse posicionamento refere-se à 3ª parte do campo, ou seja, a defesa adversária. Dar liberdade aos atacantes é uma boa idéia e não tem muito risco, pois tudo isso acontece longe do seu gol.
Como regra, defina Free-Form, pricipalmente para equipes 5 stars ou 4 e meia. Mantenha Organised para equipes mais rígidas e que temcaracterística principal a marcação.

Estilos
O time é previsível no ataque e posiciona muitos jogadores ao redor da área sem muita movimentação? Positioning Organised
O time trabalha a bola pacientemente e sempre que pode toca a bola para os meio-campistas efetuarem o cruzamento? PositioningOrganised
O time é mais agressivo no ataque, permitindo que o jogadores de meio campo corram para a área e voltem para preencher espaços? Positioning Free-Form
Não tem certeza? Positioning Free-Form

Defense – Defesa

Pressure – Pressão

…Deep (Pouca pressão)…
-O time volta e espera o adversário em sem campo de defesa atrás da linha da bola.
…Medium…
-O time começará a se defender já na intermediária do campo do adversário.

…High (Pressão avançada/alta)…
-O time irá aplicar pressão total no campo de defesa do adversário
-Meias e zagueiros vão avançar a marcação para dificultar a saída de bola adversária
-Essa tática pode ser eficaz, mas deixa muitos espaços para o adversário contra atacar com lançamentos por cima da defesa.

Entenda que Pressure afeta a altura que sua linha de defesa irá jogar e a altura do campo que a defesa irá pressionar a bola.
Como Speed e Aggression, essa é uma das coisas mais importantes para se definir. Outro fator onde é aconselhável depositar valores moderados em vez de colocar 70+. Como mencionado anteriormente, jogar contra equipes que pressionam os 90 minutos não é muito divertido. Para criar uma experiência mais realista e agradável precisamos ir com calma nesse fator.
Existem certos times que tem como característica Pressure ‘High’, como o Barça do Guardiola, mas isso é raro pois requer jogadores muito bem condicionados, inteligentemente orientados sobre como marcar e com habilidade suficiente para jogar com muita posse de bola. Contra times mais fracos, o Barcelona tenta jogar o jogo inteiro no campo do adversário. Essa é uma estratégia agressiva fora do comum que poucos conseguem implementá-la.
A maioria dos times joga em uma faixa entre Pressure ‘Deep’ e Pressure ‘Medium’, defendendo na sua metade campo para que o time se mantenha compacto e organizado.
Para se jogar contra times com Pressure ‘High’, o segredo é o contra ataque com toque de bola rápido, utilizando-se, principalmente, de passes de primeira. Usando essa dica tenho certeza que por várias vezes você estará em situações de 1 contra 1 contra os zagueiros.
Coloque 50 para começar, para que seu time pressione até um pouco mais da metade do campo. Tente deixar entre (33-50) como inicial e apenas ultrapasse essas marcas em ocasiões específicas, como por exemplo onde o oponente está totalmente recuado em ‘Ultra Defensive’ ou quando você nota que o adversário é bem inferior tecnicamente e não sabe jogar no contra ataque. Da mesma forma, você deve ser cauteloso e não deixar valores menores do que 20. Essa é uma característica particular de times italianos, que costumam marcar dentro da sua própria área, mas não é aconselhável pois o número de pênaltis cometidos e faltas na entrada da área iria aumentar drasticamente.

Estilo
O time prefere deixar o adversário jogar no seu campo para não ter perigo de oferecer o contra ataque ao adversário? Pressure Deep ‘alta’ (20-30)
O time fica plantado no seu campo defensivo formando linhas compactas atrás da bola? Pressure Deep ou Medium ‘baixa’ (25-35)
O time avança até o meio campo para marcar? Pressure Medium ‘baixa’ (40-50)
O time geralmente pressiona ainda no campo adversário, avançando muito a linha de defesa? Pressure Medium ‘alta’ (50-60)
O time pressiona de forma genuína, como Barcelona, sufocando o adversário completamente? Pressure High (70-80)

Agression – Agressividade

…Contain (Cercar)…
-O time tenta cercar o jogador que está com a bola com jogadores que raramente dão botes ou carrinhos.

…Press (Combate)…
-O time chega junto. Sempre que puder vai tentar tomar a bola do adversário, seja trombando, no carrinho ou de qualquer outra forma.
…Double (Dupla agressividade)…
-A equipe tem sangue nos olhos. Vai partir para cima do adversário com marcação dupla sempre que possível.
Entenda que esse fator simboliza a agressividade que tem o seu defensor mais próximo da bola para agredir o jogador que está com a bola e como o defensor se arrisca em dar o bote.

Outro fator muito importante a ser ponderado é que aqui ‘menos é mais‘, novamente. Isso pode deixar o jogo maluco com muitas roubadas de bola e pouco futebol, caso não seja ajustado da forma correta. Quando dois times que tenham essa característica com alto valor se enfrentam, geralmente apresentam um futebol muito ruim, com muitas faltas e poucas chances de gol. Então isso deve ser ajustado um pouco abaixo do normal.
Esqueça Agression ‘Double’, principalmente se for combinado com Pressure ‘High’. Além de chover cartões amarelos e vermelhos por causa das muitas faltas que vão ocorrer, é humanamente impossível um time enviar sempre dois marcadores enfurecidos para o campo do adversário, atrás da bola. Não tem como comparar isso com futebol de verdade se for ajustado dessa forma. Para usar Agression ‘Double’, coloque Pressure ‘Deep’, para que se torne aceitável e parecido com um futebol de verdade.
95% dos times usa valores que ficam entre Aggression ‘Contain’ e Aggression ‘Press’ (33-50). Tente não combinar Pressure ‘Deep’ com Aggression ‘Contain’, porque senão seu time vai ficar parado no seu campo de defesa esperando o adversário entrar na sua grande área para aí sim começar a marcar.
Como regra geral: quanto menor for a Pressure, maior deve ser Aggression, e vice-versa.

Estilos
O time defende taticamente, primando pela organização e de preferência longe da sua área? Aggression Contain ‘alta’ (25-30)
O time se fecha de forma adequada sem ser imprudente e sem cometer excessos na hora do desarme? Aggression Press ‘baixa’ (35-50)
O time coloca mais rigidez na hora de dar o bote, no intuito de se sobressair no jogo de corpo? Aggression Press ‘alta’ (50-60)
Combinando com Pressure ‘Deep’, o time chama o adversário para seu campo e depois agride rigorosamente na hora de dividir a bola? Aggression Double ‘baixa’ (70-75)
Team Width – Largura da equipe

…Narrow (Estreita)…
-A equipe vai defender-se de forma compacta.
-Os jogadores irão se movimentar para a outra lateral do campo para cobrir o companheiro e assim cercar e pressionar o adversário.
-A equipe oferece mais espaço nas alas quando a bola está no centro do gramado, pois o time vai cercar e encurralar o adversário.

…Normal…
-A equipe não vai tentar se defender nem de forma estreita e nem de forma ampla.

…Wide (Ampla)…
-O time não fará tanta questão de cercar o adversário.
-Os jogadores irão marcar os adversários da melhor forma possível dispensando a cobertura de outros jogadores, pois os outros não vão oferecer a cobertura, pois o objetivo aqui é manter-se dentro das posições, conforme a escalação.

Em termos simples, Team Width:
-Como a defesa se espalha pela largura do campo para se defender;
-Não define a largura da equipe enquanto estiver com a posse da bola.
Como regra geral: quanto mais perto do seu gol você estiver acostumado a se defender, mais próximo de Team Width ‘Narrow’ você deve configurar essa característica. Se o seu time é configurado em Pressure ‘Deep’, uma boa idéia é combinar com Width ‘Narrow’, ou pelo menos Width Normal ‘baixo’. Team Width ‘Wide’ apenas deve ser usado em times que avançam a marcação e pressionam o oponente lá na frente, para que assim não deixem muitas avenidas no campo.
É mais difícil quebrar o sistema defensivo quando ele está configurado em Width ‘Narrow’ ou ‘Normal’, principalmente quando se joga contra a IA.

Estilos
O time é compacto e difícil de quebrar seus sistema defensivo, diminuindo espaços entre os marcadores? Team Width Narrow ‘alto’ (15-30)
O time gosta de manter o posicionamento, sem dar tanta liberdade para os defensores se distanciarem uns dos outros? Team Width Normal ‘baixo’ (35-50)
O time pressiona a marcação lá na frente e confia no talento de ganhar as disputas individualmente, tentando deixar o time bem aberto? Entre Team Width Normal ‘alto’ e Wide ‘baixo’ (60-75)

Defender Line – Linha defensiva

…Cover (Cobrindo)…
-Os jogadores da retaguarda voltam e cobrem cada espaço deixado pelo companheiro de equipe na defesa.
-Isso dificulta o avanço do adversário, mas por outro lado dá liberdade aos adversário para subirem mais a frente no seu campo.

…Offside Trap (Linha de Impedimento)…
-O time joga com uma linha de defesa fixa e procura a oportunidade certa para deixar os atacantes adversários impedidos.
-O adversário não terá facilidade e liberdade para avançar no seu campo, mas essa é uma tática mais perigosa. Quando a linha falha, resulta em oportunidades claras de gol ao seu adversário.

Cover é geralmente mais comum de ser usada do que a arriscada ‘linha burra’ e mais difícil de ser quebrada, principalmente nos lances mano a mano.
Por outro lado, um time configurado em Pressure ‘High’ e Team Width ‘Wide’, facilitaria o uso da linha de impedimento, fazendo com que o adversário não conseguisse passar do meio de campo, a não ser que ele driblasse todos os seus zagueiros.

 

Via. fifamanianews