Custom Tactics


Est?? de volta no Fifa 12 um poderoso recurso que permite ao jogador fazer com que sua equipe jogue exatamente do jeito que quer, como por exemplo explorar a ??tima qualidade de passe que tem a equipe do Barcelona, especificando para que a equipe troque passes curtos e r??pidos. Tamb??m ?? poss??vel alterar o posicionamento organizado de um time para posicionamento livre e assim aproveitar a abund??ncia de jogadores de equipes como Manchester City e Milan que possuem altos valores em Positioning. No entanto, o mais importantede tudo isso ?? a ???liberdade??? (palavra muito significativa em jogos de futebol) que voc?? tem para personalizar as caracter??sticas da sua equipe e faz??-la jogar do jeito que voc?? deseja.
Estamos falando das T??ticas Personalizadas, ou??Custom Tactics

As CustomTatics afetam o movimento dos jogadores controlados pela IA. As configura????es Default do Fifa 12 est??o longe do ideal. Por exemplo: em v??rios lugares ao redor do mundo ?? comum o estilo de jogo onde os jogadores marcam sob press??o (bastante comum no futebol ingl??s).Essa caracter??stica acaba tornando o jogo mais agressivo, corrido e com mais contato. Por??m, em v??rios momentos do jogo ?? preciso mudar essa caracter??stica para preservar os jogadores, pois ?? humanamente imposs??vel pressionar e agredir o advers??rio durante 90 minutos. Os jogadores do futebol ingl??s sabem disso. Os jogadores do Fifa n??o! Se voc?? combinar Pressure ???High??? e Aggression ???Double??? nas equipes, eles v??o tentar pressionar durante o jogo inteiro. Se tiver prorroga????o, eles v??o marcar durante os 120 minutos. ?? claro que antes do fim do primeiro tempo a Stamina de todos eles estar?? totalmente comprometida.

Posted Image

Para corrigir defeitos como esse, devemos criar nossas pr??prias t??ticas, trazendo mais realismo, estilo agrad??vel e variedade de estrat??gias para o nosso esporte virtual. S?? que para fazer isso precisamos de uma s??lida compreens??o de como as CustomTatics funcionam.
Primeiramente vamos definir cada um dos onze fatores t??ticos os quais voc?? tem a possibilidade de alterar, cada um deles com suas vantagens e desvantagens.

Defini????es:
Build Up Play ??? Constru????o de jogo
Influencia em como o seu time vai se comportar quando tiver a posse de bola. Isso vale apenas nos dois primeiros ter??os do campo, ou seja, at?? a intermedi??ria advers??ria. Como seu time vai construir o jogo com rela????o a velocidade, passes e posicionamento.

Speed (Aggressividade ?)

???Slow (lento)???
-A equipe ?? paciente na constru????o das jogadas, muitas vezes devolvendo a bola que est?? no meio de campo para os zagueiros e volantes ao inv??s de tocar para os homens de frente.
-Os jogadores s??o cautelosos no momento de subir para o ataque e se poupam ao m??ximo.
-Os jogadores constroem o jogo horizontalmente, isto ??, tocam e recebem a bola lateralmente.

???Balanced (equilibrado)???
-A equipe n??o constr??i jogada nem de forma muito lenta e nem muito r??pida.

???Fast (r??pido)???
-A equipe procura levar a bola da defesa ao ataque o mais r??pido poss??vel.
-Os jogadores procuram se posicionar em locais mais avan??ados no campo.
-Os jogadores constroem as jogadas verticalmente, isto ??, sempre procuram tocar e receber a bola para frente, e evitam tocar a bola para tr??s e para os lados.

Obs.: O fator Speed aqui em CustomTatics n??o significa velocidade, propriamente dita. ???Mas como assim????
Speed est?? relacionado ?? dire????o a qual os jogadores querem passar e receber a bola, e qu??o agressiva ?? a constru????o do jogo. Mesmo times com Speed ???slow??? podem mover a bola em bom ritmo. A diferen??a ?? que se necess??rio eles ir??o tocar para o lado ou para tr??s, mantendo a posse.
O melhor conselho ?? para pegar leve no fator Speed. ?? comum vermos jogadores colocando Speed ???fast??? acima de 66 como padr??o de jogo do time. N??o caia nessa armadilha! A I.A. j?? tende a ser agressiva, ent??o n??o h?? porque exagerar nesse atributo. Enchendo a barra de Speed faz o jogo parecer futebol arcade, como nosso concorrente.
Uma Speed equilibrada simula um jogo mais inteligente, t??tico e satisfat??rio. De 0-66 (Slow ???Balanced???) os jogadores s??o capazes de manter a posse de bola de forma eficaz e nem sempre correm com a bola em dire????o ao gol, reduzindo a sensa????o de jogo arcade e consequentemente aumentando o realismo. Configura????es extremas, como 67+ devem ser usadas apenas em times extremamente fortes nos contra-ataques (mas isso somente se for combinado com uma s??lida e impenetr??vel defesa).
Muitas vezes o jogo gera uma impress??o de velocidade, aquela impress??o de que o advers??rio est?? correndo a 200km/h e o seu time parece que acabou de comer uma feijoada, mas isso n??o tem a ver com Speed 100, 200 ou 300, mas sim com o ritmo f??sico dos pr??prios jogadores daquele time. Voc?? pode estar pensando: ???Mas times como Arsenal e Manchester United jogam com muita velocidade!???. S?? n??o se esque??a que eles tamb??m s??o mestres na hora de ter dom??nio inteligente de posse de bola, al??m da varia????o constante de ritmo e apoio defensivo inclusive dos atacantes. Isso coloca-os na zona intermedi??ria/equilibrada de Speed. Para um time como Barcelona, n??o importa a velocidade do avan??o dos jogadores. A posse de bola ?? de suma import??ncia. Caso jogue com o Barcelona, coloque Speed ???low???.
Lembre-se: Speed refere-se a agressividade e n??o velocidade na constru????o da jogada.

Estilos:
A prioridade do time ?? a posse de bola e constru????o de jogo com paci??ncia? Speed Slow (10-30)
A prioridade do time ?? a organiza????o e posse de bola, mas com um pouco menos de paci??ncia? Speed Balanced (35-45)
A equipe ?? bastante agressiva no sentido de avan??ar com a bola pelo campo levando o jogo para o campo do advers??rio? Speed Balanced (50-60)
O plano de jogo principal da equipe ?? o contra ataque em toda e qualquer oportunidade, partindo de qualquer regi??o do gramado para o ataque? Speed Fast ???baixo??? (70-80) .

Passing (Dist??ncia do passe)

???Short (Passe curto)???
-O time ir?? tentar construir o jogo usando passes curtos.
-Os jogadores que estiverem mais pr??ximos a bola ir??o se aproximar oferecer op??o de passe.

???Mixed (Passe simples)???
-A equipe constr??i jogadas com passes curtos e longos.

???Long (Passe longo)???
-O time optar?? pelo lan??amento, possivelmente buscando um alto finalizador ou procurando colocar a bola por cima da zaga advers??ria.
-Os jogadores mais distantes da bola tentar??o encontrar espa??os e n??o se aproximar??o para receber o passe.
-Os jogadores mais pr??ximos ?? bola antecipar??o o lan??amento para ganhar na velocidade do marcador. N??o sei se eu fui claro, mas isso quer dizer o seguinte: quando voc?? tocar a bola para o companheiro, ele ir?? receber a bola, correr e antecipar o passe, para que com um ??nico toque na bola ele tire-a do zagueiro. Note que nessa configura????o os passes s??o ???esticados???. Logo, essa antecipa????o acaba sendo ??til.

Essa caracter??stica ?? mais f??cil de escolher do que Speed, e aqui n??o existe muito essa coisa de ???certo ou errado???, at?? porque isso est?? ligado ao estilo de jogo do time. O importante ?? lembrar de combinar Speed com Passing. Por exemplo, Speed ???Fast??? e Passing ???Long??? for??a os jogadores a avan??arem no campo, ent??o um fator ser?? cumulativo ao outro.

Estilos
A caracter??stica da equipe ?? o passe curto de p?? em p??? Passing Short (10-30) A equipe varia bem passes variados e de m??dia dist??ncia? Passing Mixed ???baixo??? (35-50) A equipe mira um homem alvo e procura sempre jogar a bola no peito dele? Passing Mixed ???alto??? (55-65) O time sempre rifa a bola e tenta o lan??amento longo, que atravessa o campo inteiro? Passing Long (70-100) .

Positioning (Posicionamento)

???Organised (Organizado)???
-Jogadores procuram ficar pr??ximos de suas posi????es definidas na escala????o, ao longo do jogo.
-O time mantem a estrutura t??tica ao construir as jogadas.

???Free-Form (Forma livre)???
-Jogadores tem liberdade para se moverem para outras posi????es e trocar de posi????o com outros jogadores. Exemplo: os atacantes podem correr para recuperar a bola em outras regi??es do campo; zagueiros podem cobrir outros setores e jogadores, como laterais, volantes ou outros zagueiros; os meias podem cobrir os atacantes ou deslocarem-se para as laterais.

N??o h?? muito o que falar aqui. O texto ?? auto-explicativo.

Estilos
Voc?? exige dos seus jogadores uma postura t??tica aplicada? Positioning Organised
Voc?? gosta que os zagueiros abram espa??os/caminhos no meio de campo para construir o jogo? Positioning Free-Form
Os atacantes voltam muitas vezes para o setor defensivo para receber a bola da defesa? Positioning Free-Form
N??o tem certeza? Positioning Organised .

Chance Creation ??? Chance de cria????o

Passing ??? Risco do Passe

???Safe (Passe seguro)???
-Para manter a posse da bola o time raramente for??ar?? um passe.
-Os jogadores escolhem o momento ideal para efetuar o passe.
???Normal???
-O time n??o toca a bola nem de forma arriscada nem segura.

???Risky (passe arriscado)???
-O time sempre tenta o passe cir??rgico.
-Os jogadores procuram cada oportunidade para correr por tr??s da defesa e receber o passe.
-Os companheiro do seu time n??o ir??o se preocupar em procurar espa??os seguros para receber a bola. Qualquer lugar ???t?? valendo???

IMPORTANTE:??Lembre-se que essa caracter??stica apenas afeta o jogo na 3?? parte do campo, ou seja, da intermedi??ria do advers??rio pra frente!
Exemplo: Passing ???Risky??? n??o faz com que seus zagueiros ou volantes efetuem passes arriscados no seu campo. ?? importante ter isso em mente.
Para ter uma id??ia de como funciona essa caracter??stica, pense nas equipes reais que s??o pacientes e as que s??o impacientes quando t??m a posse de bola no ataque. Sabe quando seu time fica tocando a bola em frente a grande ??rea e voc?? perde a paci??ncia querendo que o jogador chute logo para o gol? Ou quando seu time pega a bola e chuta da pior posi????o poss??vel ao inv??s de manter a calma e tocar para o companheiro que estava melhor posicionado? ?? disso que voc?? deve se lembrar na hora de escolher o Passing no seu esquema t??tico.
Tomar cuidado com equipes que constroem as jogadas de forma organizada e com posse de bola, pois quando chegam ao ataque, brilha a criatividade dos jogadores fazendo com que o time crie diversas oportunidades de finalizar. Passing Risky ?? a cara da equipe do Barcelona.

Estilo
Os jogadores do seu time tocam a bola em seguran??a esperando por uma boa oportunidade, talvez preferindo at?? efetuar um cruzamento ao inv??s da finaliza????o? Passing Safe ou Normal ???baixo??? (25-40)
Os jogadores procuram surpreender a defesa com um passe milim??trico para criar uma chance dentro da grande ??rea? Passing Normal ou Risky ???baixo??? (55-70)
Os jogadores s??o extremamente impacientes e agressivos, e tentam for??ar praticamente todos os passes para criar uma chance de gol? Passing Risky (75-85) .

Crossing ??? Cruzamento

???Little (Poucos cruzamentos)???
-O time evitar?? ao m??ximo cruzar a bola. Em vez disso, eles tentar??o tocar a bola para tr??s quando estiverem na lateral da grande ??rea (??rea de cruzamento) ou rolar a bola para algum jogador que venha de tr??s para chutar ao gol.
???Normal???
-O time efetuar?? cruzamentos a ??rea quando surgir uma boa oportunidade.

???Lots (Muitos cruzamentos)???
-O time tentar?? al??ar a bola na grande ??rea em toda oportunidade.
-Os jogadores do time correr?? antecipadamente em dire????o a ??rea para receber o cruzamento.

Crossing ?? semelhante ?? Speed: a I.A. tende a posicionar os jogadores para que eles esperem o cruzamento quando h?? uma oportunidade. Logo, n??o ?? preciso colocar valores muito altos nesse recurso. Deixar a freq????ncia ???Lots??? apenas para equipes que tem como caracter??stica principal a bola cruzada na ??rea.

Estilos
A equipe hesita em cruzar a bola na ??rea, geralmente optando por tocar a bola para dentro ?? procura de uma oportunidade para chutar? Crossing Little (20-30)
O time tenta posicionar os seus atacantes mais pr??ximos a linha de fundo para receber o cruzamento? Crossing Normal (35-45)
O time ?? ansioso para cruzar sempre que poss??vel, inclusive com meias chegando na ??rea? Crossing Normal ???alto??? (50-60)
Para o seu time a lei ??: ???bola na ??rea???, n??o importando a dist??ncia nem a posi????o do cruzamento? Crossing Lots (70-85) .

Shooting ??? Finaliza????o

???Little (Poucas finaliza????es)???
-O time ?? paciente e apenas finaliza se a oportunidade for extremamente clara de gol.
-O time opta por manter a posse de bola.

???Normal???
-O time finalizar?? com variedade de chutes de curta e longa dist??ncia, dependendo da situa????o.

???Lots (Muitas finaliza????es)???
-O time ir?? finalizar em toda as oportunidades.
-O jogadores far??o esfor??o extra para se posicionarem ?? procura de oportunidades de arremate. Por exemplo, ficando de fora da ??rea ?? procura de um espa??o livre de marca????o ou ?? espera de que um jogador se posicione para receber a bola e chutar de primeira.

Entenda que Shooting significa:
-A ansiedade do jogador que est?? com a bola para chutar de longe.
-A freq????ncia que os jogadores do time procuram se posicionar para bater de primeira.
Diferentemente de Speed/Crossing, Shooting ?? uma caracter??stica que a I.A. geralmente precisa de um UP para pegar no tranco. Fique longe do Shooting Little, pois sen??o os jogadores ficar??o com medo e tentar??o entrar com a bola no gol ao inv??s de chutar. V?? de Shooting Lots, caso a equipe tenha bons finalizadores de fora da ??rea. Se o chute de fora n??o ?? uma arma minimamente treinada do seu time, coloque mesmo assim Shooting Normal ???alto???.
Sobre Chance Creation:
N??o esque??a que os valores de Passing, Crossing e Shooting precisam estar balanceados. Tudo isso influencia o posicionamento dos companheiros de time que n??o est??o com a bola. Eles est??o correndo por tr??s da defesa? Eles est??o correndo em dire????o a grande ??rea para o cruzamento? Fique atento a essas vari??veis durante o jogo. Se nada disso estiver acontecendo, alguma coisa est?? fora do normal.

Estilos
O time praticamente n??o chuta de longa dist??ncia, preferindo trabalhar a bola dentro da ??rea ou nas laterais para o cruzamento? Shooting Normal ???alto??? (50-65)
O time gosta de testar a pontaria de fora da ??rea quando a oportunidade aparece? Shooting Lots (70-80)
O time opta por chutar de longe ao inv??s construir uma jogada mais clara de gol? Shooting Lots (85-90)

Positioning ??? Posicionamento

???Organised (Organizado)???
-Jogadores procuram ficar pr??ximos de suas posi????es definidas na escala????o ao longo do jogo.
-O time mantem a estrutura t??tica ao construir as jogadas.

???Free-Form (Forma livre)???
-Jogadores tem liberdade para se moverem para outras posi????es e trocar de posi????o com outros jogadores. Exemplo: os atacantes podem correr para recuperar a bola em outras regi??es do campo; zagueiros podem cobrir outros setores; os meias podem cobrir os atacantes ou deslocarem-se para as laterais.

Novamente, auto-explicativo, mas note que essa defini????o tende a ter maior impacto em Chance Creation do quem em Build Up Play.
Mudando para Free-Form ajuda a fazer com que a I.A. fique menos previs??vel e mais perigosa, o que em minha opini??o ?? uma boa id??ia. Note que esse posicionamento refere-se ?? 3?? parte do campo, ou seja, a defesa advers??ria. Dar liberdade aos atacantes ?? uma boa id??ia e n??o tem muito risco, pois tudo isso acontece longe do seu gol.
Como regra, defina Free-Form, pricipalmente para equipes 5 stars ou 4 e meia. Mantenha Organised para equipes mais r??gidas e que temcaracter??stica principal a marca????o.

Estilos
O time ?? previs??vel no ataque e posiciona muitos jogadores ao redor da ??rea sem muita movimenta????o? Positioning Organised
O time trabalha a bola pacientemente e sempre que pode toca a bola para os meio-campistas efetuarem o cruzamento? PositioningOrganised
O time ?? mais agressivo no ataque, permitindo que o jogadores de meio campo corram para a ??rea e voltem para preencher espa??os? Positioning Free-Form
N??o tem certeza? Positioning Free-Form

Defense ??? Defesa

Pressure ??? Press??o

???Deep (Pouca press??o)???
-O time volta e espera o advers??rio em sem campo de defesa atr??s da linha da bola.
???Medium???
-O time come??ar?? a se defender j?? na intermedi??ria do campo do advers??rio.

???High (Press??o avan??ada/alta)???
-O time ir?? aplicar press??o total no campo de defesa do advers??rio
-Meias e zagueiros v??o avan??ar a marca????o para dificultar a sa??da de bola advers??ria
-Essa t??tica pode ser eficaz, mas deixa muitos espa??os para o advers??rio contra atacar com lan??amentos por cima da defesa.

Entenda que Pressure afeta a altura que sua linha de defesa ir?? jogar e a altura do campo que a defesa ir?? pressionar a bola.
Como Speed e Aggression, essa ?? uma das coisas mais importantes para se definir. Outro fator onde ?? aconselh??vel depositar valores moderados em vez de colocar 70+. Como mencionado anteriormente, jogar contra equipes que pressionam os 90 minutos n??o ?? muito divertido. Para criar uma experi??ncia mais realista e agrad??vel precisamos ir com calma nesse fator.
Existem certos times que tem como caracter??stica Pressure ???High???, como o Bar??a do Guardiola, mas isso ?? raro pois requer jogadores muito bem condicionados, inteligentemente orientados sobre como marcar e com habilidade suficiente para jogar com muita posse de bola. Contra times mais fracos, o Barcelona tenta jogar o jogo inteiro no campo do advers??rio. Essa ?? uma estrat??gia agressiva fora do comum que poucos conseguem implement??-la.
A maioria dos times joga em uma faixa entre Pressure ???Deep??? e Pressure ???Medium???, defendendo na sua metade campo para que o time se mantenha compacto e organizado.
Para se jogar contra times com Pressure ???High???, o segredo ?? o contra ataque com toque de bola r??pido, utilizando-se, principalmente, de passes de primeira. Usando essa dica tenho certeza que por v??rias vezes voc?? estar?? em situa????es de 1 contra 1 contra os zagueiros.
Coloque 50 para come??ar, para que seu time pressione at?? um pouco mais da metade do campo. Tente deixar entre (33-50) como inicial e apenas ultrapasse essas marcas em ocasi??es espec??ficas, como por exemplo onde o oponente est?? totalmente recuado em ???Ultra Defensive??? ou quando voc?? nota que o advers??rio ?? bem inferior tecnicamente e n??o sabe jogar no contra ataque. Da mesma forma, voc?? deve ser cauteloso e n??o deixar valores menores do que 20. Essa ?? uma caracter??stica particular de times italianos, que costumam marcar dentro da sua pr??pria ??rea, mas n??o ?? aconselh??vel pois o n??mero de p??naltis cometidos e faltas na entrada da ??rea iria aumentar drasticamente.

Estilo
O time prefere deixar o advers??rio jogar no seu campo para n??o ter perigo de oferecer o contra ataque ao advers??rio? Pressure Deep ???alta??? (20-30)
O time fica plantado no seu campo defensivo formando linhas compactas atr??s da bola? Pressure Deep ou Medium ???baixa??? (25-35)
O time avan??a at?? o meio campo para marcar? Pressure Medium ???baixa??? (40-50)
O time geralmente pressiona ainda no campo advers??rio, avan??ando muito a linha de defesa? Pressure Medium ???alta??? (50-60)
O time pressiona de forma genu??na, como Barcelona, sufocando o advers??rio completamente? Pressure High (70-80)

Agression ??? Agressividade

???Contain (Cercar)???
-O time tenta cercar o jogador que est?? com a bola com jogadores que raramente d??o botes ou carrinhos.

???Press (Combate)???
-O time chega junto. Sempre que puder vai tentar tomar a bola do advers??rio, seja trombando, no carrinho ou de qualquer outra forma.
???Double (Dupla agressividade)???
-A equipe tem sangue nos olhos. Vai partir para cima do advers??rio com marca????o dupla sempre que poss??vel.
Entenda que esse fator simboliza a agressividade que tem o seu defensor mais pr??ximo da bola para agredir o jogador que est?? com a bola e como o defensor se arrisca em dar o bote.

Outro fator muito importante a ser ponderado ?? que aqui ???menos ?? mais???, novamente. Isso pode deixar o jogo maluco com muitas roubadas de bola e pouco futebol, caso n??o seja ajustado da forma correta. Quando dois times que tenham essa caracter??stica com alto valor se enfrentam, geralmente apresentam um futebol muito ruim, com muitas faltas e poucas chances de gol. Ent??o isso deve ser ajustado um pouco abaixo do normal.
Esque??a Agression ???Double???, principalmente se for combinado com Pressure ???High???. Al??m de chover cart??es amarelos e vermelhos por causa das muitas faltas que v??o ocorrer, ?? humanamente imposs??vel um time enviar sempre dois marcadores enfurecidos para o campo do advers??rio, atr??s da bola. N??o tem como comparar isso com futebol de verdade se for ajustado dessa forma. Para usar Agression ???Double???, coloque Pressure ???Deep???, para que se torne aceit??vel e parecido com um futebol de verdade.
95% dos times usa valores que ficam entre Aggression ???Contain??? e Aggression ???Press??? (33-50). Tente n??o combinar Pressure ???Deep??? com Aggression ???Contain???, porque sen??o seu time vai ficar parado no seu campo de defesa esperando o advers??rio entrar na sua grande ??rea para a?? sim come??ar a marcar.
Como regra geral: quanto menor for a Pressure, maior deve ser Aggression, e vice-versa.

Estilos
O time defende taticamente, primando pela organiza????o e de prefer??ncia longe da sua ??rea? Aggression Contain ???alta??? (25-30)
O time se fecha de forma adequada sem ser imprudente e sem cometer excessos na hora do desarme? Aggression Press ???baixa??? (35-50)
O time coloca mais rigidez na hora de dar o bote, no intuito de se sobressair no jogo de corpo? Aggression Press ???alta??? (50-60)
Combinando com Pressure ???Deep???, o time chama o advers??rio para seu campo e depois agride rigorosamente na hora de dividir a bola? Aggression Double ???baixa??? (70-75)
Team Width ??? Largura da equipe

???Narrow (Estreita)???
-A equipe vai defender-se de forma compacta.
-Os jogadores ir??o se movimentar para a outra lateral do campo para cobrir o companheiro e assim cercar e pressionar o advers??rio.
-A equipe oferece mais espa??o nas alas quando a bola est?? no centro do gramado, pois o time vai cercar e encurralar o advers??rio.

???Normal???
-A equipe n??o vai tentar se defender nem de forma estreita e nem de forma ampla.

???Wide (Ampla)???
-O time n??o far?? tanta quest??o de cercar o advers??rio.
-Os jogadores ir??o marcar os advers??rios da melhor forma poss??vel dispensando a cobertura de outros jogadores, pois os outros n??o v??o oferecer a cobertura, pois o objetivo aqui ?? manter-se dentro das posi????es, conforme a escala????o.

Em termos simples, Team Width:
-Como a defesa se espalha pela largura do campo para se defender;
-N??o define a largura da equipe enquanto estiver com a posse da bola.
Como regra geral: quanto mais perto do seu gol voc?? estiver acostumado a se defender, mais pr??ximo de Team Width ???Narrow??? voc?? deve configurar essa caracter??stica. Se o seu time ?? configurado em Pressure ???Deep???, uma boa id??ia ?? combinar com Width ???Narrow???, ou pelo menos Width Normal ???baixo???. Team Width ???Wide??? apenas deve ser usado em times que avan??am a marca????o e pressionam o oponente l?? na frente, para que assim n??o deixem muitas avenidas no campo.
?? mais dif??cil quebrar o sistema defensivo quando ele est?? configurado em Width ???Narrow??? ou ???Normal???, principalmente quando se joga contra a IA.

Estilos
O time ?? compacto e dif??cil de quebrar seus sistema defensivo, diminuindo espa??os entre os marcadores? Team Width Narrow ???alto??? (15-30)
O time gosta de manter o posicionamento, sem dar tanta liberdade para os defensores se distanciarem uns dos outros? Team Width Normal ???baixo??? (35-50)
O time pressiona a marca????o l?? na frente e confia no talento de ganhar as disputas individualmente, tentando deixar o time bem aberto? Entre Team Width Normal ???alto??? e Wide ???baixo??? (60-75)

Defender Line ??? Linha defensiva

???Cover (Cobrindo)???
-Os jogadores da retaguarda voltam e cobrem cada espa??o deixado pelo companheiro de equipe na defesa.
-Isso dificulta o avan??o do advers??rio, mas por outro lado d?? liberdade aos advers??rio para subirem mais a frente no seu campo.

???Offside Trap (Linha de Impedimento)???
-O time joga com uma linha de defesa fixa e procura a oportunidade certa para deixar os atacantes advers??rios impedidos.
-O advers??rio n??o ter?? facilidade e liberdade para avan??ar no seu campo, mas essa ?? uma t??tica mais perigosa. Quando a linha falha, resulta em oportunidades claras de gol ao seu advers??rio.

Cover ?? geralmente mais comum de ser usada do que a arriscada ???linha burra??? e mais dif??cil de ser quebrada, principalmente nos lances mano a mano.
Por outro lado, um time configurado em Pressure ???High??? e Team Width ???Wide???, facilitaria o uso da linha de impedimento, fazendo com que o advers??rio n??o conseguisse passar do meio de campo, a n??o ser que ele driblasse todos os seus zagueiros.

 

Via.??fifamanianews