Tactical Defending


1. Seja paciente e cerque (Contain)
Parece uma dica vaga e lógica, mas muitas pessoas têm pressa e querem roubar a bola o mais rápido possível para sair desesperadamente ao contra-ataque. Talvez isso seja possível jogando contra a CPU na dificuldade ‘amateur’ ou contra sua irmã de 4 anos que opta por deixar a configuração do controle em ‘two-button’, mas isso não vai funcionar contra jogadores experientes. Então, não tente (evite) roubar a bola enquanto o oponente estiver no campo dele. Apenas seja paciente e preencha os buracos, criando assim uma barreira defensiva, de modo que não seja possível o avanço dos atacantes adversários. Isso não quer dizer que você TEM que esperar no seu campo e jogar em ‘Ultra Defending’. Apenas cerque bastante e fique tranqüilo, pois em determinado momento, se você estiver marcando de forma eficiente, o adversário será forçado a errar um passe ou drible e você terá o domínio da bola. O principal é: mantenha seu time compacto e não deixe lacunas para os jogadores do time adversário.
Saber se defender não significa que você não possa jogar um futebol envolvente, ou que você seja defensivo demais.

2. Posicione-se entre o jogador que está com a bola e o atacante do adversário
Selecione para controlar um jogador que possa dar cobertura ao 2º Defensor (Teammate Contain) e este se encarregará de pressionar o jogador com a bola (apenas para preencher os buracos). Não selecione sempre o jogador que está mais próximo do atacante com a bola. Enquanto você mantiver sua ‘barreira defensiva’ e não deixar nenhum buraco, o adversário não poderá avançar. Simples assim. Então mantenha a sua defesa compacta, em Fifa 12.

Obs.: Tomar cuidado quanto ao uso excessivo do 2º Defensor (Teammate Contain)
Usar o 2º Defensor deixa espaços para os atacantes. Portanto, use essa tática apenas quando você tem um jogador por trás para cobrir o espaço aberto deixado pelo 2º Defensor.

3. Combater (Tackle) apenas quando for necessário
Enfrentar/dar combate/dar o bote em Fifa 12, assim como nas versões anteriores, quase não funciona mais. Com o novo sistema de defesa de FIFA 12 você deve calcular muito melhor o tempo e esperar pela oportunidade correta. Essa dica vale, principalmente, para quando o atacante está correndo em direção a sua grande área e em situações 1 contra 1 (mano a mano). A possibilidade de você fazer uma falta na entrada da área ou um pênalti é muito grande, portanto o Tackle deve ser evitado.
Outra dica: quando o adversário usar dribles (Skill moves), não dar combate ou carrinho, a não ser que seja 100% certo de que você fique com a bola. A melhor maneira de se defender nessas ocasiões é mover seu jogador de modo a posicioná-lo entre o atacante e o gol para diminuir o ângulo de finalização. Então fica novamente a dica de ser paciente e esperar o tempo certo.
Boas oportunidades para Tackle (dar o bote):
-quando o adversário estiver próximo o suficiente do seu marcador;
-quando o oponente não for capaz de fazer uma tabela 1-2 (estiver isolado no ataque);
-quando o oponente não tem espaço necessário para fazer um drible (Skill move).
.
4. Selecione o seu jogador com RS (right stick/analógico direito/R3) em vez do Switch Button
Em Fifa 12 é melhor selecionar seu jogador com o analógico direito em vez do botão de troca automática de jogador. Pressione ou dê um toque no analógico direito na direção do jogador que você quer controlar. IMPORTANTE: com o analógico direito você pode escolher um jogador antes mesmo que seu oponente efetue o passe. Isso permite a você antever/antecipar a jogada e não ficar refém da IA na hora de trocar o jogador. Antecipação é um fundamento do futebol. Exemplo: Quando a bola está na ponta e o oponente pretende passar a bola para o jogador do centro, não esqueça de selecionar o mais rápido possível um defensor do centro para fazer a cobertura.
Você pode combinar isso com o 2º Defensor (Teammate Contain) para pressionar seu oponente. Agora você pode defender todas as principais jogadas adversárias, além de cobrir o defensor oferecendo mais segurança a sua defesa.

Sumário:

-Seja paciente e cerque (Contain);
-Não tente roubar a bola enquanto o oponente estiver no campo dele;
-Selecione o seu jogador com R3 (analógico direito);
-Posicione-se entre o jogador que está com a bola e o atacante do adversário;
-Fique entre o gol e o atacante oponente quando estiver no mano a mano;
-Não enfrente/dê o bote toda hora.

Olhe o vídeo disponibilizado pela EA e aprenda a se bloquear os ataques adversários. 

 

Via . fifamanianews